O Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos é realizado bianualmente coincidindo com a realização do Colóquio Nacional de Direitos Humanos.

Seu objetivo é homenagear, promover e dar visibilidade às instituições e pessoas que pelo compromisso, dedicação e testemunho, destacam-se na luta pela dignidade e pelo respeito ao ser humano através da promoção de seus direitos.

O Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos possuí duas modalidades:

  • personalidades: premiará pessoas de reconhecida atuação em direitos humanos que se constitua em referência na cidade de Passo Fundo, devendo destacar-se em seu campo profissional ou pessoal, quer seja por um fato relevante, produção de conhecimento ou pela sua própria trajetória de vida.
  • organizações: premiará instituições, organizações sociais e populares que atuem na luta pelos direitos humanos em Passo Fundo que tenham notoriedade pública e credibilidade política e social junto a redes e articulações de direitos humanos.

A definição dos premiados é realizada por uma Comissão de Escolha, nomeada pela CDHPF, especialmente para esta finalidade e o Prêmio será entregue em solenidade pública durante o Colóquio Nacional de Direito Humanos de Passo Fundo.

Os vencedores do Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos em cada categoria receberão um certificado de premiação e uma réplica da obra de arte especialmente feita para tal.

Confira as personalidades e organizações premiadas

Modalidade personalidade

Ir. Imelda Jacoby

Ir. Imelda é irmã da Congregação de Nossa Senhora (Notre Dame). Atua junto à Pastoral Carcerária em Passo Fundo e no Rio Grande do Sul. Agradece a possibilidade de ser presença, como Irmã de Nossa Senhora, dentro dos cárceres. Segundo ela, essa experiência provoca a constante aprendizagem e apelo à conversão.

Modalidade organizações

Promotoras Legais Populares (PLPs)

As Promotoras Legais Populares (PLPs) são lideres comunitárias que tem formação sobre violência contra a mulher.Direitos sociais,civis,político e direito de família. Objetivam fortalecer e estimular a sociedade para que se empenhem na luta pela erradicação da violência e descriminação contra a mulher.

Modalidade personalidade

Sr. Luiz Cristiano Engers Ayres

 

Modalidade organizações

Comitê da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida

Modalidade personalidade

Prof. Elli Benincá

 

Modalidade organizações

Associação Passofundense de Cegos (APACE)

Modalidade personalidade

Prof. Paulo César Carbonari

 

Modalidade organizações

Cáritas Diocesana

Modalidade personalidade

Nome

 

Modalidade organizações

Nome

Modalidade personalidade

Nome

 

Modalidade organizações

Nome