Home Artigos

Artigos

Judiciário brasileiro: democracia aviltada

Principal congresso de magistrados brasileiro reunirá, em maio, apenas partidos e lideranças de direita, jurista que atuou no julgamento do TRF-4 e representantes do capital financeiro.

Da cidade que desrespeita a cidadania ao direito à cidade 

 “A erradicação da pobreza, a garantia da dignidade da pessoa humana, a redução da desigualdade ficam dependuradas na letra da lei como vitrine”.

47 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos no Brasil

Em todo o Brasil, 47 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos. Destas, 13.418 estão no estado de São Paulo; 4.968, em Minas; e 4.866, no Rio Grande do Sul.

A desigualdade pode ser vencida

Nossa economia é construída nas costas de trabalhadores mal remunerados, frequentemente mulheres, que recebem baixos salários e são privados de direitos básicos.

Ver o racismo como um “problema de negros” é um “privilégio de brancos”

Olham-se os negros como um grupo racializado, os indígenas como grupo racializado, mas os brancos como indivíduos.

O natal vítima da ideologia – Jacques Távora Alfonsín

O mundo será administrado pelas crianças, e elas farão o que bem entenderem das restantes instituições caducas, a Universidade inclusive.

Direitos humanos em tempos de retrocessos – Enéias da Rosa

Para Enéias, nesse momento de incertezas é preciso buscar nas histórias de lutas a inspiração para o processo de mudança.

Direitos Humanos: uma luta permanente – Paulo César Carbonari

Será que estamos convencidos/as de que direitos humanos se constituem em valor universal? O que significa defender direitos humanos?