Campanha “Mantenha a Estação da Gare Pública”

0

Em comunidade de mobilização online, cidadãos de Passo Fundo lutam por manutenção de espaço destinado para manifestações culturais locais e preservação da história e da memória da cidade. Confira, a seguir, o pedido que circula na supracitada comunidade.

Para mais detalhes ou para assinar a petição, acesse aqui.

Nós, cidadãos de Passo Fundo, subscrevemos o presente abaixo‐assinado com a finalidade de que prédio da antiga Estação Ferroviária da Gare permaneça sob o domínio do Poder Público, destinando seu uso para manifestações culturais locais e preservação da história e da memória da cidade.

Através do presente, manifestamos também discordância do edital da Concorrência Pública nº 07/2017, do Executivo Municipal de Passo Fundo, o qual pretende destinar o espaço à exploração comercial de um único empresário.

O prédio da Estação Ferroviária do Parque da Gare, enquanto patrimônio público tombado e expressão histórica do desenvolvimento de nossa cidade, deve permanecer um espaço público, com acesso gratuito à população local. Consideramos desmedida e radical a iniciativa do Poder Público municipal em entregar tal prédio para a iniciativa privada.

Manifestamos também nosso anseio para que o Parque da Gare possa receber eventos não lucrativos, de modo mais abrangente do que presentemente o Poder Público vem permitindo.

O bom uso deste espaço pela comunidade local, em especial a atividades voltadas para arte e cultura em geral, comprova a viabilidade plena do presente requerimento.

Acreditamos no pensamento democrático da atual Administração Municipal de Passo Fundo. Deste modo, buscamos que através da presente manifestação o Poder Público compreenda o anseio da população para que o espaço da Estação Ferroviária continue público e usado pela comunidade local organizados de modo independente e democrático.

 

Fonte: Avaaz

Deixe um comentário