“Passemos para a outra margem”: da homofobia ao respeito à diversidade

0
Acesse o documento aqui.

 

O presente texto visa estabelecer uma aproximação inicial ao complexo universo da intolerância velada e exposta, cultivada e direcionada àqueles e àquelas que protagonizam a existência da diversidade sexual e constituem alvo de homofobia. Os meios de comunicação conferem visibilidade aos casos de homofobia por todo o país e já não mais se pode negar sua presença na sociedade. Importa situar o esta do da questão e trazer à tona alguns da dos da homofobia no Brasil, no intuito de se demonstrar/denunciar a violência ainda presente após tantas lutas em prol dos direitos humanos.

Desvelar as ideologias subjacentes à homofobia e à defesa da heteronormatividade conduz ao questionamento do papel das pessoas e instituições no tangente à possibilidade da mudança de perspectiva. Para tanto, elegem-se três eixos principais: a negação/subordinação da mulher e dos valores femininos; o discurso religioso e a homofobia; os limites da reflexão filosófica acerca do encontro entre alteridades.

A discussão acerca da via de superação da homofobia passa pela ressignificação de valores já arraigados na cultura e culmina na abordagem das condições de possibilidade de “passagem para a outra margem”. Situar as margens do problema permite estabelecer fundamentos à crítica da realidade e o apontamento de atitudes concretas em prol da mudança. Na esteira de Leonardo Boff, a presente reflexão privilegia a dimensão do cuidado como paradigma capaz de oferecer elementos norteadores capazes de reconfigurar as relações humanas.

 

Acesse o documento aqui.
Texto de Omar Lucas Perrout Fortes de Sales
Cadernos IHU

Os Cadernos IHU ideias apresentam artigos produzidos pelos convidados-palestrantes dos eventos promovidos pelo IHU. A diversidade dos temas, abrangendo as mais diferentes áreas do conhecimento, é um dado a ser destacado nesta publicação, além de seu caráter científico e de agradável leitura.

Deixe um comentário