Geografia do Crime e Arquitetura do Medo

0
Acesse o arquivo aqui.

Em 2008 a Região Metropolitana da Grande Vitória registrou taxa de 80 homicídios por 100.000 habitantes, concentrando 66% dos 1.903 homicídios do Espírito Santo naquele ano. Quais os motivos que conformaram esse território urbano em um espaço de alta criminalidade? Esse é o ponto de partida da obra “Geografia do Crime e Arquitetura do Medo”, do professor Pablo Lira, que analisa como a violência influencia a construção, composição e organização espacial da cidade contemporânea.

O livro Geografia do Crime e Arquitetura do Medo integra o selo “Coleção Metrópoles” do INCT Observatório das Metrópoles, voltado para a difusão dos resultados de pesquisas relacionados às principais regiões metropolitanas brasileiras. A publicação, lançada em 2014, contou com financiamento da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Vitória, e apoio da Vale e da Andesa (ONG).

O livro conta com o prefácio da profª. Eneida Maria Souza de Mendonça (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFES); Apresentação de Renato Sérgio de Lima (Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública); e Prefácio de Cláudio Luiz Zanotelli (Departamento de Geografia da UFES) e Posfácio de João José Barbosa Sana (atuou como Secretário de Segurança Urbana do Município de Vitória).

Pablo Lira é um pesquisador da área da Segurança Pública. Graduado em Geografia e mestre em Arquitetura e Urbanismo, além de professor universitário, é integrante do Instituto Jones Santos Neves e coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles.”

 

Fonte: Biblioteca do PPGG UFRJ  e Observatório das Metrópoles 

Deixe um comentário