Mídia e Direitos Humanos

0

Apresentar informações sobre os direitos humanos de mulheres, população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT), negras e negros, crianças e adolescentes, população idosa e pessoas com deficiência, atentar para o papel central dos meios de comunicação na valorização dos direitos destes segmentos, além de orientar a produção para a cobertura ética e responsável sobre temas relativos aos direitos humanos são os objetivos principais deste Guia Mídia e Direitos Humanos.

Esta publicação é parte das ações do Ciclo de Formação Mídia e Educação em Direitos Humanos, projeto do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, iniciativa que – por meio de ações de formação de lideranças de movimentos sociais e comunicadoras e comunicadores comunitários – busca contribuir para a reflexão sobre o papel da mídia na educação em direitos humanos e na construção de uma cultura de paz e valorização da diversidade.

Acesse o arquivo aqui.

O material que compõe este Guia foi construído inicialmente a partir de discussões e propostas levantadas durante as oficinas do Ciclo, realizadas nas cidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, mas também é fruto do acúmulo de diversas organizações e entidades sobre a relação entre mídia e direitos humanos.

O Guia baseia-se na compreensão da mídia como espaço público fundamental de formação de imaginários, representações, hierarquias e identidades. Sabemos que os/ as cidadãos/ãs brasileiros/as e de todo o mundo têm nos jornais – impressos, televisivos, radiofônicos ou online – suas principais fontes de informação. Por isso, ressaltamos a responsabilidade e o compromisso que todos/as os/as comunicadores/as e profissionais da imprensa têm com a veiculação de conteúdos.

 

Deixe um comentário