Textos referenciais para a educação em Direitos Humanos

0

Acesse o documento

É com grande satisfação que fazemos chegar às suas mãos a segunda edição, revista e ampliada, da coletânea de Textos Referenciais para a Educação em Direitos Humanos. As duas edições nasceram das reflexões realizadas e motivadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos, formado por professores do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (FAED/UPF) e por educadores/as da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF).

Os textos oferecem subsídios para estratégias didáticas, no entanto, almejamos que eles sejam mais que apenas uma ferramenta didático-pedagógica. Nossa intenção é de ajudar os educadores e as educadoras a refletirem criticamente sobre o sentido e a finalidade do que fazem. Por isso, confrontar a prática com as reflexões sistematizadas em teorias e pensamentos é sugestão para manter aberto o senso crítico e aguçada a criatividade.

O exercício realizado pelos diferentes autores trazidos nesta coletânea quer servir de motivação para que a educação em direitos humanos atinja a sua real finalidade que é a de promover a atuação crítica e responsável daqueles e daquelas que desenvolvem práticas de educação. Partimos da compreensão de que a educação em direitos humanos é, acima de tudo, a promoção de atitudes e vivências que tomam a dignidade humana como tarefa histórica de respeito, defesa, proteção e promoção.

Agradecemos a todos e todas que colaboraram com a construção, revisão e ampliação desta obra e desejamos que os textos subsidiem e ajudem a atingir sua finalidade maior, que é a promoção efetiva dos direitos humanos de cada uma e de todas as pessoas. Esperamos que cada leitor encontre nos textos um instrumento que somente terá sentido se for superado por ações verdadeiramente engajadas na promoção da dignidade humana.

Informações técnicas

Título: Textos referenciais para a educação em Direitos Humanos
Organizadores: Eldon Henrique Mühl et al.
Edição: 2. ed rev. e ampl.
Local: Passo Fundo
Editora: IFIBE
Ano: 2013
Páginas: 184
Acesse o documento

Deixe um comentário