Conferência Regional Norte de Direitos Humanos

0

A Conferência Regional Norte de Direitos Humanos aconteceu no dia dia 28 de novembro de 2015 na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A atividade contou com os seguintes apoiadores/promotores: CDHPF, CEAP, UPF (Vice Reitoria Extensão, Nemis, Observatório, Coletivo de Saúde), DCE-UPF, IFIBE, ACMUN, IFRS, IFSul, UFFS, CDH Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Pastorais Sociais Arquidiocese, PLPs, Ecopaz, Maria Vem com as Outras, Coletivo Plural Sexo Diverso.

Estas entidades, junto com o Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS) promovem a Conferência que se insere no processo de preparação da V Conferência Estadual de Direitos Humanos, a ser realizada nos dias 11 e 12 de março de 2016, em Porto Alegre e da XII Conferência Nacional de Direitos Humanos, em abril de 2016.

A Conferência oportuniza a reflexão sobre as necessidades de resistência à onda conservadora e de ódio tão presente nas redes e nas ruas de nosso país e que tem patrocinado retrocessos nas conquistas de direitos. Mas ela também quer animar a militância, os defensores/as de direitos humanos, os/as lutadores do povo para seguirem encorajados na construção de luta pela garantia de direitos nos diversos movimentos e lutas.

A Conferência Regional também se insere nos debates do Dia Mundial dos Direitos Humanos, que é celebrado em 10 de dezembro. Quer lembrar à sociedade a importância das conquistas de direitos já efetivadas e também sobre a necessidade de seguir lutando para que novos direitos sejam reconhecidos e os velhos direitos sejam garantidos para todos e todas.

Lema

A conferência teve como lema: “Direitos Humanos para todos e todas: Democracia, Justiça e Igualdade”.

Eixos

As atividades e discussões foram organizadas em torno de cinco eixos:

  • Interação democrática;
  • Desenvolvimento e Direitos Humanos;
  • Universalização dos Direitos;
  • Acesso à Justiça e Combate às Violências;
  • Educação e Cultura em Direitos Humanos.

Deixe um comentário