III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos na Educação Superior

0

O III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos na Educação Superior aconteceu de 7 a 9 de junho de 2016 na Universidade de Passo Fundo (FEAC/UPF), em Passo Fundo, RS. O Encontro contou com atividades temáticas, rodas de conversa. As conferências contaram com a presença dos pesquisadores José Geraldo de Sousa Jr. (UnB), Aida Maria Monteiro (UFPE), Solon Eduardo Viola (Unisinos), Denise Dora (Uniritter) e Rodrigo Ávila (Unidav-Argentina).

Além de promover o debate sobre os direitos humanos como constitutivos, fundamentais, básicos, que não são de uma área e que constituem um campo de conhecimento e ação [não um tema ideológico] para a formação em todas as áreas e como compromisso institucional, o Encontro também objetivou afirmar o compromisso institucional com os direitos humanos, reforçando sua presença nos instrumentos institucionais (PPI, PDI, PPC, Regimentos) e nas diretrizes de políticas (ensino, pesquisa, extensão).

Motivação

Vivemos um momento histórico que cobra das instituições e dos grupos posicionamentos que passem além da neutralidade e que se expressem na responsabilidade com a afirmação dos sujeitos de direitos, sejam os humanos, os demais seres e a própria mãe terra. Os desafios são imensos e esperam que os agentes formadores e as instituições educacionais sejam agentes efetivos da construção de novas relações que estejam centradas nos direitos humanos.
O III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos na Educação Superior visa articular dois aspectos complementares: a) promover o debate sobre os direitos humanos como constitutivos, fundamentais, básicos, que não são de uma área e que constituem um campo de conhecimento e ação – não um tema ideológico – para a formação em todas as áreas e como compromisso institucional; e b) afirmar o compromisso institucional com os direitos humanos, reforçando sua presença nos instrumentos institucionais (PPI, PDI, PPC, Regimentos) e nas diretrizes de políticas (ensino, pesquisa, extensão).
O encontro é dirigido para docentes e discentes de todas as áreas do conhecimento, gestores e dirigentes administrativos, institucionais e pedagógicos, interessados/as na temática.

Promoção

Grupo Interinstitucional de Educação em Direitos Humanos na Educação Superior no Rio Grande do Sul – GIEDHES. O grupo é formado por docentes e dirigentes das seguintes instituições: IFIBE, UPF, PUCRS, UFRGS, Unisinos, Unicruz, UFFS, IFRS, IFSul, EST e aberto à adesão de todas as IES do Rio Grande do Sul. Foi constituído em julho de 2015 a partir da provocação da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, da Universidade de Passo Fundo e do Instituto Superior de Filosofia Berthier e vem se reunindo periodicamente para refletir, trocar e organizar este encontro como continuidade do processo realizado em dois encontros anteriores, sediados no IPA Porto Alegre, como parte das ações do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Sul no campo da educação superior.

Apoio

Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Sul
Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul
Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da SEDH/MMIRJDH
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Deixe um comentário