10 anos do Projeto TransformAção

0
Apresentação musical do Projeto TransformAção em Arte.

.

“Não é fácil trabalhar no meio do lixo.”

.

No dia 31 de março, sexta-feira, realizou-se no colégio Notre Dame, ato celebrativo dos 10 anos do Projeto Transformação. Na oportunidade, ocorreu o lançamento do livro Projeto TransformAção: 10 anos cuidando da vida, da natureza e das pessoas.

As atividades da noite tiveram início com apresentações musicais dos grupos TransformAção em Arte e Sementes do Jardim, iniciativas que compreendem o leque de ações do Projeto TransformAção.

Luís Costela, primeiro presidente do Projeto, resgatou, em sua fala,  elementos históricos do Projeto, ressaltando as criações e parcerias com associações e cooperativas de recilagem que, ainda hoje, constituem o Projeto. Afirmou que “a história do TransformAção merece mais que num livro”.

Ir. Moacir Filipin, da Congregação dos Missionários da Sagrada Família e atual presidente do projeto enfatizou a necessidade e urgência de o poder público assumir o compromisso do cuidado com os resíduos sólidos atentando e valorizando as iniciativas locais. “Precisamos retomar as parcerias, retomar o ânimo de dez anos atrás”, afirmou. Política, econômica e socialmente, o TransformAção é, segundo Moacir, a alternativa mais viável para o tratamento do lixo em Passo Fundo.

Veja também: Recibela busca apoio da Câmara para que esteira volte a funcionar

Catarina e Clair, mulheres que trabalham com a reciclagem, lembraram das dificuldades enfrentadas pelas associações e cooperativas de recicladores no que diz respeito à participação nas políticas públicas de tratamento do lixo. “Não é fácil trabalhar no meio do lixo”, destacou Catarina. Agradeceram ao apoio do Projeto TransfomAção que vem permitindo consolidar condições mais dignas e justas de trabalho para eles.

Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, recordou que, conforme lembra a Laudato Si’ (encíclica papal) reciclar o lixo demanda reciclar o modo de viver. Considerou medíocres ações humana de degradação que acontecem na sociedade e lembrou do longo caminho que ainda precisa ser percorrido. “Sabemos o que fazer mas a ação ainda está longe daquilo que podemos fazer”, enfatizou.

Volnei Fortuna, atual secretário do Projeto, encerrou as atividades da noite apresentando o livro que comemora os dez anos do Projeto. A publicação, tecida por muitas mãos, recorda a história do Projeto e apresenta a viabilidade, por meio da formação e organização social, da transformação de contextos.

Sobre o Projeto TransformAção

O Projeto iniciou em 2007, quando a Igreja Católica, por meio da Campanha da Fraternidade (CF-2017), refletiu o tema do cuidado com a Amazônia. A discussão sobre o tema da preservação ambiental suscitada pela Campanha, provocou para uma ação concreta em Passo Fundo que resultou na criação do Projeto Transformação. Na época, 2007,  mais de 1500 catadores realizavam coleta de lixo em Passo Fundo sem respaldo e com articulação frágil, o que muito os limitava. Em resposta à CF-2017 surge o TransformAção como gesto concreto. O termo que dá nome ao Projeto, TransformAção, foi escolhido por expressar, em unidade, as palavras transformar, formar e agir, conceitos que orientam a missão do Projeto.

O TransformAção é um dos mais importantes projetos sociais vigentes em Passo Fundo. Mostra à sociedade que o lixo pode ser revertido em trabalho e renda. Atua por meio do incentivo ao cooperativismo e associativismo, sensibilização e conscientização sócio-ambiental e fomentando a construção de políticas públicas. Cinco entidades compõem o Projeto: Cáritas Arquidiocesana, Instituto Menino Deus, Congregação Nossa Senhora, Associação dos Missionários da Sagrada Família e Associação de Maria Auxiliadora. Atualmente são atentidas 65 crianças e adolescentes e 50 catadores, nas cooperativas localizadas na Vila Popular, Santa Marta, Antigo Aterro Sanitário e Bairro Bom Jesus.

Deixe um comentário