Às vésperas da Romaria da Terra, jovens ocupam latifúndio em Pontão

0

Cerca de 300 jovens ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) ocuparam na manhã deste domingo (26) a fazenda Mattei, localizada na comunidade Arvoredo do município de Pontão, na região Norte do Rio Grande do Sul. O objetivo da ocupação é denunciar a concentração e a suposta grilagem de terra no local.

Segundo os organizadores da ação, a área tem aproximadamente 600 hectares, mas o proprietário da fazenda teria declarado, em 2016, somente 185 hectares à Receita Pública Estadual da Secretaria da Fazenda. “Mattei declara uma produção dez vezes maior do que suporta a propriedade escriturada, de acordo com a realidade da produtividade da região”, explica agricultor que participou da manifestação.

A ocupação da fazenda, que contém monocultivo de soja transgênica, ocorreu por volta das 6h30. De acordo com a organização inicial, os manifestantes deixariam o local até o final da manhã de hoje. Eles cobram dos órgãos responsáveis a investigação da produtividade da área e da suposta grilagem. O ato acontece às vésperas da 40ª Romaria da Terra que ocorre nesta terça-feira, 28, também no município de Pontão, RS.

A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) esteve representada por um de seus sócios no ato. A Comissão manifesta apoio e solidariedade para com o movimento da juventude. É a juventude retomando as lutas.

Deixe um comentário