CDHPF entrega Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos

0

Na abertura do VII Colóquio Nacional de Direitos Humanos [30 de maio de 2017], a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) realizou a entregue Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos. O Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos tem duas modalidades: personalidade e organização. A personalidade homenageada é a professora Bernadete Maria Dalmolin e a organização é o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP).

O objetivo do prêmio é homenagear, promover e dar visibilidade a instituições e a pessoas que, pelo compromisso, dedicação e testemunho, destacam-se na luta pela dignidade e pelo respeito ao ser humano através da promoção de seus direitos.

As premiadas

A categoria “personalidade” premia pessoas de reconhecida atuação em direitos humanos que são referência por sua ação política, profissional ou pessoal, por ação relevante, produção de conhecimento ou pela trajetória de vida. A premiada, Bernadete Maria Dalmolin é vice-reitora de extensão e assuntos comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde é professora há 25 anos. É enfermeira de profissão, tendo atuado na rede pública do estado, na atenção básica, na formação em saúde e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). É mestra e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Para o Coordenador Geral da CDHPF, o professor Paulo César Carbonari, “Bernadete é parceira das lutas pelos direitos humanos, pelos direitos sociais, pelo direito à saúde, pelo respeito às comunidades populares. Por isso, o prêmio é um reconhecimento por seu compromisso com a promoção dos direitos sociais como direitos humanos”.

A categoria “organização” premia instituições, organizações sociais e populares, grupos formais ou informais que atuam na luta pelos direitos humanos e que sejam referência na luta por direitos humanos.

O Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), foi fundado em novembro de 1987. É uma organização da sociedade civil, não governamental, sem fins lucrativos, autônoma, comprometida com a construção de um projeto de sociedade democrático e popular para o Brasil, com a luta por direitos e orientado pela Educação Popular. O eixo de ação é Educação Popular e Cidadania. Atua em três áreas estruturantes: Assessoria, Pesquisa e Formação. Em sua atuação se destaca o compromisso com o fortalecimento e a qualificação da participação popular e do controle social na política pública em geral e da saúde. Para Josenira da Silva Ferreira, associada da CDHPF que fez a entrega do prêmio à coordenadora geral do CEAP, Nara Aparecida Peruzzo, “nos 30 anos de história do CEAP, entregar este prêmio é um reconhecimento aos associados e associadas, educadoras e educadores, funcionários e parceiros desta importante organização. É reafirmar que seguimos acreditando na organização, no controle social e na participação popular como garantia de que os direitos sociais serão realizados”.

Histórico

A primeira edição do Prêmio foi realizada em 2004, premiou a personalidade da agente de pastoral carcerária Imelda Jacoby e a organização Promotoras Legais Populares (PLPs). A segunda edição, realizada em 2006, premiou a personalidade do juiz de direito Luiz Cristiano Engers Ayres e a organização Comitê da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e Pela Vida. A terceira edição, realizada em 2008, premiou a personalidade do educador e professor Elli Benincá e a organização Associação Passofundense de Cegos. A quarta edição do Prêmio, realizada em 2010, premiou a personalidade do militante de direitos humanos Paulo César Carbonari e a organização Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo. A edição de 2012 premiou a personalidade do agente de pastoral da terra Arnildo Fritzen e a organização Missionários da Sagrada Família. Na última edição, em 2014, a personalidade premiada foi Isaías Vedovato, dirigente do movimento dos sem terra, e a organização Associação dos Senegaleses de Passo Fundo.

Deixe um comentário