Cielo Ambiental realiza curso de Gestão de Resíduos com visitação técnica à RECIBELA

0

Nos dia 14 e 15 de julho de 2017, a empresa Cielo Ambiental realizou o curso de Gestão de Resíduos Sólidos em Passo Fundo/RS. Participaram do curso gestores municipais, consultores, profissionais do batalhão ambiental e estudantes dos municípios de Tapejara, Lagoa Vermelha, Marau, Não-Me-Toque e Passo Fundo.

O curso foi ministrado pelo Biólogo Jackson Muller, profissional com vasta experiência na área ambiental, como licenciamento, fiscalização, perícia, gestão ambiental, em especial a gestão dos resíduos sólidos, o qual desenvolveu diversos projetos e planos em apoio a cooperativas de recicladores e monitoramento de aterros sanitários.

O treinamento foi ministrado no período de 12h e envolveu aula teórica e a visitação técnica à área da Recibela – Cooperativa de recicladores Parque Bela Vista, localizada na Linha São João da Bela Vista em Passo Fundo/RS, onde é feito o transbordo e a triagem do lixo urbano recolhido no município.

A visita técnica aconteceu em parceria com Volnei Fortuna, da Associação das Entidades do Projeto TransformAção, o qual relatou no curso sobre o papel do projeto em prestar assessoria em áreas como organização produtiva, autogestão, organização interna, relação com a sociedade e o poder público, etc, além de apoiar as associações de recicladores em suas atividades de coleta, seleção e comercialização de materiais recicláveis.

Na Recibela, Nelson Claro de Ramos, presidente da associação e Marli Vieira de Camargo, responsável pela tesouraria, informaram como ocorre o trabalho deles, além de apresentar cada setor existente na área. Embora a situação do local ainda esteja bastante precária para atender o aproveitamento de resíduos que deveriam ir para a reciclagem, a Recibela avançou muito através do Projeto TransformAção e em parceria com o poder público, o qual contratou a cooperativa de recicladores. Ressaltamos aqui que o Projeto TransformAção está aberto a parcerias com setor público, privado, além do apoio de voluntários e técnicos que possam contribuir positivamente com o propósito da associação.

A bióloga Manoela Cielo, Diretora Executiva da Cielo Ambiental, realiza, em parceria com profissionais capacitados e com experiência na área, cursos e treinamentos de curta duração na área ambiental, abertos e in company para o setor público e privado, focando no desenvolvimento teórico e prático para que profissionais estejam preparados, capacitados e com segurança técnica e jurídica para atuarem no mercado. Esse trabalho junto com a consultoria ambiental é desenvolvido no estado de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.

Fonte: Projeto Transformação

Deixe um comentário