Conferências discutem metas do Plano Municipal de Saúde

0

O Conselho Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria de Saúde e Prefeitura de Passo Fundo realizou, no dia 08 de abril, Seminário preparando para a XI Conferência Muicipal de Saúde e I Conferência Municipal da Saúde da Mulher. O tema do seminário e das conferências é: “Saúde é um direito: o SUS é nosso”.

A conferência preparatória contou com palestra de Lucia Xavier, que trouxe presente a crise atual. Reforçou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um exemplo do que significa viver a democracia, assinalando a importância da mesma para a garantia do direito social. Denunciou o sucateamento do SUS por parte dos gestores que acabam por favorecer os interesses dos planos privados de saúde. Essa política de desconstrução do acesso à saúde pulica e de qualidade, fortemente presente na atualidade, transforma o direito à saúde em mercadoria, em privilégio, tendo acesso apenas a parcela da população, pequena, que tem condições de pagar.

Lucia Xavier relacionou essa questão à proposta de reforma da Previdência. Os impactos dessa reforma, caso venha a ser aprovada, serão evidenciados com força na área da saúde, visto que muitos dependem desse recurso para a manutenção de tratamentos e realização de procedimentos. Além dessas questões pontuais, a reforma da Previdência também afetará outros direitos (como alimentação, mobilidade) que estão diretamente relacionados à qualidade de vida e saúde das pessoas. A situação torna-se ainda mais complexa no caso da população negra, que além desse conjunto de violações, ainda enfrenta, cotidianamente, o preconceito e o racismo também nos espaços de saúde.

Edivânia Rodrigues, sócia da CDHPF, esteve na Conferência e destaca a necessidade de os estados e municípios cumprirem os compromissos para que todos tenham o direito à saúde assegurado.

Os eventos, além de mobilizar para a discussão sobre o tema, buscam discutir metas do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. As conferências acontecerão nos dias 05 e 06 de maio de 2017 no Auditório Biomédico da UPF (Campus II).

Deixe um comentário