Crianças refletem sobre direitos humanos

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Os Direitos Humanos são definidos, pela Organização das Nações Unidas (ONU), como “garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana”. Ou seja, são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, gênero, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição.

Mas quais são esses direitos? Por que é importante debater essa temática nas escolas? Quais são as práticas que promovem os Direitos Humanos? Essas foram algumas das questões esclarecidas pelo Doutor em Filosofia e integrante da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), Paulo Carbonari, aos estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame.

Durante palestra, realizada na quarta-feira (15), no Espaço Multiuso da instituição de ensino, o convidado apresentou situações em que os Direitos são violados, atingindo, especialmente as crianças – como nos casos de violência, de trabalho infantil e de falta de acesso à educação. Além disso, respondeu aos questionamentos dos educandos, elencados, ainda em sala de aula, quando o tema – que faz parte do conteúdo programático do segmento – foi debatido. Carbonari, ainda, apresentou aos educandos algumas práticas que promovem os Direitos Humanos, como a solidariedade, o cuidado com o outro, o respeito à diversidade e a pluralidade de opiniões e a indignação diante das injustiças, por exemplo.

Para o palestrante, refletir sobre a temática, no ambiente escolar, é fundamental para que, desde a infância, se promova a conscientização. “É, principalmente, na escola que se constroem ideias de respeito e de valorização do ser humano, o que faz com que o estudante se torne capaz de conviver com as diferenças e de desenvolver atitudes que transformam a vida em comunidade”, destaca.

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Fonte: Colégio Notre Dame Passo Fundo

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