Especialização em Direitos Humanos: seminário discute relações étnico-raciais

0

O Seminário reúne estudantes e professores da Especialização em Direitos Humanos e lideranças sociais nos dias 02 e 03 de agosto, no Auditório Enrique Dussel (no IFIBE) para debates direitos humanos e relações étnico-raciais. O evento visa aprofundar a reflexão de forma a identificar os desafios para a realização dos direitos humanos e de novas relações étnico-raciais, compreender as matrizes africanas do pensamento e suas influências na formação do pensamento brasileiro, além de oportunizar a troca de vivências, reflexões e experiências e a apresentação de práticas nos temas do encontro.

O seminário marca o encerramento do Curso de Especialização em Direitos Humanos sobre o mesmo tema do Seminário e que foi desenvolvido em 2011 e 2012 pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e pela Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN).

Na ocasião os concluintes do Curso apresentarão comunicações nas quais farão a exposição das pesquisas realizadas em seus trabalhos de conclusão de curso. Também haverá duas conferências: uma na noite do dia 02 de agosto, com o tema “Desafios à realização dos direitos humanos e de novas relações étnico-raciais nos dias atuais, proferida pelo mestre Ari Antônio dos Reis, padre e assessor das Pastorais Sociais da CNBB; outra na noite do dia 03 de agosto, com o tema “O que podemos aprender das matrizes antropológico-filosóficas africanas” com o doutor Eduardo de Oliveira, professor e pesquisador na Universidade Federal da Bahia. O evento também abrigará a exposição de banners com os resultados dos trabalhos realizados pelos grupos temáticos formados por professores e alunos do Curso de Especialização sobre os seguintes temas: saúde, violência, arte, cultura, territorialidade, corporeidade, religiosidade, gênero e trabalho.

Deixe um comentário