CDHPF é copromotora de discussão sobre políticas públicas para imigrantes e refugiados

0
Foto: Paula Steffenon/ DM

O Fórum de Mobilidade Humana de Passo Fundo (FMHPF), realizado no sábado (21), apresentou a carta sobre políticas públicas para migrantes e refugiados, em Passo Fundo. O evento contou com presença de imigrantes do Senegal, Bangladesh e outras nacionalidades, além de entidades representativas e gestores públicos.

Constituído a partir da Conferência Livre Regional sobre Migrações e Refúgio, realizada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em março de 2014, o fórum desenvolveu ao longo de três anos, ações de promoção e defesa dos direitos, as quais apontam à necessidade de políticas nos mais variados setores, no município.

A partir desses apontamentos, o professor da Universidade de Passo Fundo e coordenador do evento, Frederico Santos explica que foi criada uma carta, em conjunto com várias entidades, a qual apresenta medidas para a criação de políticas nas áreas, de saúde, educação, assistência social, entre outras, que possam contemplar essa população.

De acordo com o professor, Passo Fundo já tem algumas políticas públicas que contemplam os migrantes, mas por algumas razões ainda falta articulação entre esses grupos e os gestores públicos.

A carta de Passo fundo será apresentada em novembro durante o Fórum Estadual que reúne integrantes dos fóruns de várias cidades do RS.

 

Fonte: Diário da Manhã
Texto de Paula Taísa Steffenon

 

Deixe um comentário