Integração projetos PRONASCI

0

Na tarde desta quinta-feira, dia 30 de agosto, jovens do Protejo e Mulheres da Paz compartilharam ricos momentos de integração e troca de conhecimentos culturais. O evento ocorreu no Centro de eventos da Escola Notre Dame. Mulheres da Paz e Protejo são projetos estruturantes do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).

Com a presença de autoridades do legislativo, executivo e das entidades executoras (Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo e empresa Evidence), foi destacada a importância da integração dos dois projetos, pois os mesmos visam promover a cidadania e combater a violência praticada contra jovens e mulheres.

Os professores de Educação Física, Jorge e Carolina da Associação Movimento e Cidadania fizeram uma dinâmica de interação entre os dois grupos numa dinâmica de ritmos e memorizações.  Em seguida, os projetos foram relatados pelas equipes de trabalho. Posteriormente iniciou a apresentação de um poema dramatizado.  Esse foi um momento ímpar, pois fez o público perceber o verdadeiro sentido do mesmo. A platéia assistiu concentrada a todos os movimentos feitos, tanto na escrita quanto na entrada de símbolos.

Seguiram-se as apresentações do Protejo.  Primeiramente, foi apresentado um teatro: Uma crônica de “Romeu e suas seis Julietas”. Os jovens conseguiram mexer com a platéia, sendo que ninguém ficou calado, uma gargalhada puxava a outra e assim sucessivamente.  Em seguida, eles apresentaram um show com instrumentos musicais.

Após, para finalizar, o professor Marcelo do Protejo encaminhou os dois grupos para a praça em frente à escola para finalização do encontro.  Foi um momento de descontração, pois teve um show de jogos de capoeira e também músicas instrumentais apresentadas pelos jovens. As Mulheres da Paz interagiram dançando e batendo palmas. Uma das Mulheres da Paz encerrou o evento com algumas palavras de paz, ressaltando a mediação de conflitos e a cidadania como antídotos para a violência.

 

Deixe um comentário