Morre Marcos Dionísio, militante dos Direitos Humanos

0

Morreu na madrugada deste sábado, 11 de fevereiro, Marcos Dionísio Medeiros Caldas que, já há alguns dias estava internado na UTI do Hospital São Lucas devido. Marcos lutava contra um câncer desde o ano passado. É ativista reconhecido pela luta em defesa e promoção dos direitos humanos do Rio Grande do Norte.

Marcos Dionísio nasceu em 23 de maio de 1961. Natural de Natal, RN, graduou-se em Direito pela UFRN. Destacou-se por seu ativismo em prol da defesa das minorias.

Dentre suas atividades e envolvimentos, Marcos Dionísio atuou na Comissão de Direitos Humanos da OAB-RN, foi ouvidor da Secretaria de Defesa Social do Estado. Atuou junto à coordenação do Comitê Popular da Copa de Natal e do Observatório da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte. Atualmente, era presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte.

A OAB do Rio Grande do Norte manifestou, em seu site, pesar pela morte de Marcos Dionísio.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte vem a público manifestar  pesar e irrestrita solidariedade à família que se encontra enlutada pela inestimável perda do advogado Marcos Dionísio Medeiros Caldas. Natural de Natal/RN, o advogado nasceu em 1961 e formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1987.

Marcos Dionísio era presidente do  Conselho Estadual dos Direitos Humanos.

Sobre a morte de Dionísio o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, lamentou: “Perdermos um grande homem, referência para os que lutam por uma sociedade mais justa, onde os direitos humanos sejam naturalmente respeitados, onde os mais pobres e sofridos sejam tratados como seres humanos na mais pura acepção da palavra. Perdemos um líder, a OAB, os advogados e a sociedade potiguar, que precisa de muitos outros “Mosquitos””, disse fazendo referência a  forma  como Marcos Dionísio era chamado  pelos amigos.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, através de seu presidente Djamiro Acipreste, também lamentou a perda. “Marcos Dionísio é, e sempre será um dos homens mais íntegros, homem de grandes gestos, comunista por natureza e militante em Direitos Humanos por excelência. Buscava todas as formas de consenso para garantir o avanço nas condições de homens e mulheres vulneráveis. Haverá um dia em que Marcos Dionísio virará adjetivo, quando um militante de nossas causas pensar sempre no coletivo, sem vaidades ou   concretizar avanços sem buscar a sua transformação em mito ou herói, mas ao contrário se humanizar mais, se sensibilizar mais e acolher os novos militantes com generosidade e amor fraternal/paternal.  Neste dia alguém poderá olhar para esse militante e falar: Você é um Marcos Dionísio. Um Homem que dedicou sua vida a uma causa,” disse Acipreste.

Em sua página em uma rede social, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte manifestou pesar.

É com profundo pesar que o Governo do RN recebe a notícia da morte do advogado e presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos Marcos Dionísio Medeiros Caldas, e se solidariza neste momento de luto com familiares e amigos.

Militante e defensor incansável das causas sociais, Marcos Dionísio foi desde sempre um bravo lutador, inabalável em sua esperança por um mundo mais justo.

Durante sua trajetória, se destacou também como um grande mediador de conflitos e foi muito importante na concepção e elaboração do atual programa de Governo. Assessor jurídico de carreira do Estado, atualmente estava cedido ao Ministério Público.

O Rio Grande do Norte perde um filho dedicado e o Brasil, um gigante na luta pelos direitos humanos.

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

O Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Rio Grande do Norte, em sua página em uma rede social, também manifestou pesar, lembrando a importância de Marcos Dionísio.

Lealdade e Gratidão

Rochas basilares de fundação
Sobre as quais se estabelece
Pilares de grande amizade
Sustentáculos inabaláveis da edificação.

Estrutura exímia erguida em riste
Que se apóia firme na lealdade
Elemento assim tão necessário
Que sem ele nenhuma amizade existe.

Quem tem, destarte, um irmão
No coração mantém um lugar
De convívio em sábia mutualidade
Valor que se paga com eterna gratidão.

Ao mestre Marcos Dionisio Medeiros Caldas.

Deixe um comentário