Mulher da Paz: nota pública de pesar

0

É com profundo pesar que a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul (SPM/RS) recebeu a notícia do assassinato da Mulher da Paz Silvia Aparecida de Miranda.

Ex – Agente Comunitária de Saúde, mãe de cinco filhos e grande liderança comunitária no Bairro Jabuticabal,em Passo Fundo– RS, Silvia foi brutalmente assassinada pelo seu genro, quando tentava impedir a agressão à sua filha no final da noite desta quinta-feira (25). A notícia deixou a todas nós inconformadas, pois se trata de mais uma manifestação e evidente exposição da cruel violência machista que vitima muitas mulheres gaúchas.

Silvia foi responsável, entre tantas outras contribuições para sua comunidade, de entregar a nós, durante a 19º interiorização de governo, realizadaem Passo Fundo, um ofício, elaborado pela comunidade solicitando que a implementação do projeto Território da Pazem Passo Fundoacontecesse de fato, buscando soluções alternativas para melhorar a vida das mulheres.

Diante do triste ocorrido, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres do RS lamenta profundamente o assassinato de Silvia Aparecida de Miranda e queremos, aqui, lembrá-la como uma Mulher de fibra, coragem, comprometida com a luta pela autonomia das mulheres; uma Mulher inquieta e indignada perante qualquer tipo de preconceito e uma batalhadora contra todas as formas de violência que atingem as mulheres.

A SPM/RS, neste momento de dor, manifesta apoio incondicional a sua família e todas as Mulheres da Paz de Passo Fundo, incansáveis na batalha contra a criminalidade em suas comunidades, que lutam por uma vida de paz, que se dedicam a construir uma vida melhor para todos e todas.

Exigimos que a justiça seja feita, em nome de Silvia e de todas as mulheres vítimas de violência neste Estado, afirmamos que assim como em outros casos que ocorreram ao longo deste ano, iremos acompanhar com rigor os inquéritos até a responsabilização dos agressores e/ou assassinos. Continuaremos intensificando as ações de enfrentamento à violência para que essa situação de insegurança em que vivem as mulheres seja combatida. Queremos expandir, fortalecer e qualificar nossos serviços na busca de um estado mais humano, mais igual e livre da violência contra as Mulheres.

Que Silvia fique em paz, e que a paz e a igualdade esteja em todos e todas nós.

Márcia Santana, Secretária de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres – RS

Deixe um comentário