Mulheres da Paz discutem sobre violência contra a mulher

0

Sensibilizar por meio da arte. Essa foi a tarefa que Cia Arte&Palco desempenhou na tarde de ontem, no Teatro Municipal. A convite da Coordenadoria Municipal da Mulher, a Cia apresentou a peça: “O Caso do Vestido”, para cerca de 120 mulheres que fazem parte do programa Mulheres da Paz e dos Núcleos de Justiça Comunitária, sendo que ambos tem entre os seus objetivos principais a promoção de uma cultura de paz. “Elas vão se deparar com todos os tipos de violência em suas comunidades, mas quisemos chamar a atenção delas para a violência contra a mulher e essa peça traz esse tema de forma lúdica, mas realista.”, argumenta a coordenadora da mulher no município, Alessandra Moreira. “Toda mulher violentada física ou moralmente deve ter coragem para denunciar seu agressor, pois agindo assim ela está se protegendo contra futuras agressões e servindo como exemplo para outras mulheres que tem esse mesmo problema” reforça a coordenadora. Ela lembra que as mulheres da paz ainda estão recebendo capacitação e a atividade pode ser enquadrada como mais um elemento dessa formação.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher, Márcia Carbonari, reforça que um dos temas abordados pelo programa Mulheres da Paz é a Lei Maria da Penha, que trata da violência contra a mulher. “A arte é uma forma de provocar discussões, nesse caso, relativas à violência, tanto física quanto psicológica, contra a mulher”, explica Márcia. “As mulheres que assistiram tem a responsabilidade de multiplicar esse ‘recado’ da peça em suas comunidades. Todas as oportunidades de discutir esse tema são importantes e a peça pode ser encarada como parte da formação dessas mulheres para que atuem de forma ainda mais consciente nas suas comunidades e em suas próprias casas”, conclui a presidente.

Depois da peça, mulheres da comunidade e representantes de segmentos sociais voltados ao universo feminino juntamente com a plateia foram convidadas a discutir a peça e a violência em suas comunidades.

Maria Elizabete, uma das Mulheres da Paz, conta que depois de assistir a peça tem um olhar diferente para essas situações de violência. “A peça mostrou bem a realidade das mulheres, a situação de submissão em que muitas se encontram”, ela observa.

Ao final do evento foi distribuído material informativo sobre o tema.

O Projeto Mulheres da Paz é uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (pronasci), que destina-se à prevenção, controle e repressão da criminalidade.

Deixe um comentário