Mulheres da Paz em destaque nacional – documentário “Sílvia”

0

O documentário “Sílvia”, premiado no 1º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, produzido por jornalistas de nossa cidade, é um reconhecimento ao trabalho social em favor de uma cultura de paz e de direitos humanos que as 200 Mulheres da Paz vem realizando desde o mês de abril de 2012, em 22 bairros de nossa cidade. Após o  assassinato de uma colega de Projeto, ainda bastante abaladas e comovidas, as Mulheres da Paz realizaram mobilizações de rua e uma vigília, por cerca de um mês, pedindo a prisão do suspeito, celeridade no processo judicial e justiça. Na Caminhada Lilás, no dia 10 de dezembro de 2012, participaram manifestando-se pelo fim da violência contra a mulher.

O PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania) do Ministério da Justiça é uma ferramenta que colabora com a mobilização social em busca de uma cultura de paz e de direitos humanos. O Projeto Mulheres da Paz é estruturado pela capacitação cidadã de 150 horas com temas como Cidadania, Direitos humanos, Acesso à justiça, Informática, Mediação de Conflitos, Lei Maria da Penha, Apoio Psicossocial Coletivo e Ações do Pronasci. As mulheres realizam também um trabalho social junto a suas comunidades através de visitas domiciliares, reuniões na comunidade e encaminhamentos de cidadania à rede de apoio e proteção dos direitos humanos. Todo este trabalho é acompanhado e monitorado por uma equipe multidisciplinar composta por uma advogada, uma assistente social, uma psicóloga e três educadores sociais.

Como disseram os autores do Curta,

Sílvia perdeu sua vida antes de morrer. Vítima de violência de gênero, é uma entre milhões de mulheres que são atacadas diariamente no Brasil. As estatísticas, no entanto, não a engoliram. Caso de um curta documentário, produzido por jornalistas da cidade, Sílvia deixou de ser apenas um número. Sua história, agora, pode ser conhecida, não só no Brasil, por tantas outras pessoas que veem no dia-a-dia uma luta por sobrevivência.

O documentário será, com certeza, uma ferramenta de discussão para alimentar a luta pelo fim da violência contra a mulher em nossa cidade e em nosso país. As Mulheres da Paz desejam continuar atuando, junto às suas comunidades, como porta-vozes e defensoras dos direitos humanos, em defesa dos direitos das mulheres, mesmo após o término do Projeto em final de abril de 2013.

O Projeto Mulheres da Paz é uma parceria do Governo Federal, através do Ministério da Justiça com o Município de Passo Fundo, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e executado pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo.

Deixe um comentário