Mulheres da Paz expõe trabalho artístico

0

As Mulheres da Paz de Passo Fundo expõe uma Colcha de Retalhos em Mostra no 1º andar do Shopping Bella Cittá. A exposição ficará à disposição do público para visitação de 23 de janeiro a 14 de fevereiro de 2013, no mesmo local que ocorreu a Mostra Fotográfica: “Um Olhar diferente – Mulheres e suas realidades”.

A Colcha, confeccionada a partir de retalhos de tecido ornamentados, foi confeccionada a partir da inspiração do Filme “Colcha de Retalhos”. O roteiro de sua construção foi orientado pela equipe multidisciplinar do Projeto Mulheres da Paz com os seguintes passos: a) Mulheres assistem ao Filme Colcha de Retalhos; b) Escrita de uma carta com suas histórias de vida; c) Cada mulher confecciona seu retalho expressando a importância dos “nós” que amarram sua caminhada; d) Uma mulher de cada bairro une os retalhos; e) Mulheres unem os retalhos de todos os bairros dando harmonia e acabamento à colcha.

Os retalhos confeccionados por cada Mulher da Paz e pelas integrantes da equipe multidisciplinar revelam parte da história de cada uma das mulheres, bem como expressam os desejos de uma cultura de paz e de direitos humanos e de uma vida sem violência.

Quem visitar a exposição terá a oportunidade de registrar mensagem de apoio ou reconhecimento ao trabalho das mulheres em um flip-chart.

Mensagem: “Para confeccionar uma colcha de retalhos temos que escolher a combinação com cuidado. As escolhas certas vão embelezar sua colcha e sua vida. A construção começa com a costura dos retalhos. Regras? Você precisa seguir sua sensibilidade, tendo coragem, ousadia, paciência e organização”.

O Projeto Mulheres da Paz é uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Justiça, e o município de Passo Fundo, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e executado pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo.

Deixe um comentário