Nota Pública – Santa Maria

2

A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), organização não governamental, filiada ao Movimento Nacional de Direitos Humanos, solicitou hoje ao Prefeito Municipal e ao Comandante do Corpo de Bombeiros, a realização de fiscalização especial em todos os estabelecidos de diversão de Passo Fundo que possuem autorização municipal para funcionamento e alvará contra incêndios concedido pelo Corpo de Bombeiros.

A CDHPF e o MNDH-RS se solidarizam com as famílias e os amigos das centenas de jovens que morreram ou ficaram feridos em Santa Maria. Também se solidarizam com todos/as que estão consternados com os acontecimentos.

Também nos somamos a todos quantos estão indignados, pois a morte destes jovens, que estavam somente se divertindo como milhares de outros pelo mundo afora, é provavelmente resultado da irresponsabilidade dos donos do estabelecimento e das autoridades públicas.

Nossos jovens não podem ficar à mercê de quem quer fazer da diversão e do lazer fonte de lucro fácil. Por isso, o acontecido precisa merecer a mais profunda investigação e uma explicação das autoridades, com o encaminhamento da punição dos responsáveis. Nos somamos a milhares de pais e mães para exigir que em todos os lugares onde houverem estabelecimentos que façam eventos de grande concentração sejam feitas fiscalizações preventivas imediatamente pelos órgãos responsáveis. Também nos somamos aos responsáveis para fazer uma revisão profunda e, em havendo necessidade, a atualização das legislações e procedimentos de autorização de funcionamento destes estabelecimentos, seja em âmbito municipal, estadual ou federal.

Uma sociedade justa e solidária será aquela que for capaz de criar condições para que todos os seres humanos possam viver uma vida com dignidade e não sejam vítimas da ganância ou da irresponsabilidade.

Passo Fundo (RS), 28 de janeiro de 2013

CDHPF
Entidade da sociedade civil que articula indivíduos para apoiar organizações sociais que lutam pela garantia e promoção dos direitos humanos.

2 Comentários

  1. Marco Antf4nio disse:Dizer que o povo brasileiro e9 se1bio e ver as peqsuisas que mostram a popularidade de Lula se3o questf5es que ve3o de encontro e0 ideia de que o povo brasileiro anseia por um partido de direita. Particularmente, acredito que o povo brasileiro ne3o tem muita cultura poledtica e, portanto, ne3o tem consciencia sequer do que deseja politicamente. Uma pesquisa, provavelmente, apontaria que o povo brasileiro quer melhorar de vida ..se e9 Lula, Sarney, FHC, ne3o importa. Deste fato emerge a queste3o bem colocada pelo observador: os nomes dos partidos (e os seus programas) se3o meros enfeites.Acredito que a opinie3o popular ne3o tem te3o claros os conceitos que permitiriam a distine7e3o de militar e FFAA. Da mesma forma como ocorre com a generalizae7e3o popular no caso da corrupe7e3o, onde alguns poledticos praticam atos de corrupe7e3o e a classe poedtica inteira responde, acredito que um esce2ndalo no PMB respingaria nos militares por haver o termo militar no nome do partido.

Deixe um comentário