Nota de repúdio – Comentário em site de emissora de rádio ameaça defensor de direitos humanos

1

Ilmos. Srs.
Rádio Uirapuru
Passo Fundo – RS

A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo vem através da Coordenação Geral da entidade, repudiar a ameaça publicada no sítio eletrônico desta emissora, em 02/02/2015, nos comentários a matéria “Para ouvintes lei que limita uso de armas de fogo em abordagens policiais protege criminosos”. A pessoa identificada como Adroaldo Zanella publicou no site da referida rádio (através de rede social) o seguinte comentário referindo-se a Paulo Cesar Carbonari, membro da coordenação da CDHPF, defensor de direitos humanos, que participou do programa como convidado para tratar do assunto em pauta:

esse Paulo Carbonari tinha q pindurar
em uma árvore e matar a paula

uirapurupaulo
Imagem de tela do site da Rádio Uirapuru.

Embora a emissora advirta que “A Rádio Uirapuru não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado”, entendemos que a gravidade da ameaça merece que seja retirada do sítio eletrônico da emissora e a sua manifestação sobre a ameaça ao defensor de direitos humanos.

No dia 14 de março de 2006, a Representante Especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Hina Jilani, divulgou seu relatório preliminar sobre a promoção e proteção dos defensores de direitos humanos no Brasil. Para a relatora da ONU, os defensores de direitos humanos e os movimentos sociais

Desenvolveram modos de ação social e participação e estão desenvolvendo regras de combate que diminuem a possibilidade do uso de violência em ações sociais” e por isso recomenda ao governo brasileiro que esse aspecto deve ser “projetado pelo Estado, assim como pela mídia.

Infelizmente, a maioria dos meios de comunicação tem disseminado que defensor de direitos humanos é defensor de bandido. A mídia deveria projetar o trabalho dos defensores de direitos humanos, pois estes procuram

Alcançar direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais, buscando expor violações de direitos humanos e por fim à impunidade decorrente… os defensores… sofrem sério risco. Seu direito à vida, liberdade e segurança pessoal continua sendo ameaçado.

Em relação à violência física praticada pelos policiais militares dos diversos estados brasileiros nos atos públicos, a representante da ONU se diz:

Especialmente preocupada com o uso de armas “não-letais”, tais como balas de borracha, pelas forças de segurança em suas operações durante tais eventos. Ao responderem às suas perguntas, as autoridades de alguns estados não satisfizeram-na quanto aos procedimentos que regulam decisões e monitoram tal uso. Ela também toma nota das sérias alegações de violência contra defensores e de abuso de poder por parte das polícias militares estaduais.

O programa de rádio que motivou a ameaça contra o defensor de direitos humanos tratava justamente deste assunto, o uso de armas não letais pelas polícias, referido por Hina Jilani em sua missão ao Brasil em 2005.

Esperamos que esta emissora acate as recomendações que a relatora da ONU fez aos meios de comunicação brasileiros e atenda aos pedidos ora formulados.
Sendo o que tínhamos para o momento, despedimo-nos.
Atenciosamente,

Leandro Gaspar Scalabrin
Coordenador Geral
Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo

1 COMMENT

  1. Sabe o que é pior? Isso é normal!
    Nossa cidade é um triste exemplo de “terra de coroné” em pleno século XXI.
    Ameaças e genocídios (quem nunca leu “índio bom é índio morto” nos comentarios da página da uirapuru?) só mostram o estado decadente da nossa sociedade.

Deixe um comentário