Ocupações Urbanas se mobilizam para festa de Natal para crianças

0

As ocupações urbanas Chácara Bela Vista e Vista Alegre, são organizações de pessoas que, em virtude da grave crise financeira, institucional e política instaurada no país desde 2013, se iram diante de um grande dilema: manter o aluguel em dia ou alimentar e proporcionar uma vida digna aos seus familiares. Esse dilema se solidificou após diversas empresas cortarem as horas extras de seus trabalhadores, além das diversas que fecharam as portas ou diminuíram seus quadros de colaboradores. Essas questões são agravadas ainda, por anos de falta de projetos habitacionais na cidade, o que dificulta o acesso das pessoas de baixa renda a aquisição de imóveis, devida a hiper valorização do metro quadrado na cidade.

Nas ocupações Chácara Bela Vista e Vista Alegre, além da vizinhança, se divide também os sonhos e as lutas do dia a dia. São cerca de 150 famílias que compõe a Chácara Bela Vista, e mais 100 na Vista Alegre. Diversas situações ocorrem assim como em toda a sociedade. Problemas como saneamento, acesso à saúde, educação, lazer, emprego e renda são parte da realidade de cerca de 700 pessoas que residem nestas áreas. Mesmo tendo muitas pessoas dispostas a trabalhar, o preconceito com quem reside em ocupações muitas vezes fala mais alto. São eletricistas, pereiros, garçons, faxineiras, motoristas, frentistas, recicladores. e uma infinidade de trabalhadores que trabalham com “bicos” quando possível, e outros com seus empregos fixos e que não conseguem dar conta de todos os gastos que a vida moderna apresenta.

Em meio a todo esse contexto existem cerca de 300 crianças. Que brincam, estudam, vivem a luta da comunidade. Veem desde cedo as dificuldades que a população de baixa renda apresenta, e também a ameaça de ter suas casas derrubadas a qualquer momento. Juntas, sonham e fantasiam com um lugar fixo para viver sem medo, com alegria no rosto e rodeadas de direito e afeto.

Com a intenção de proporcionar um natal mais feliz a todas essas crianças, os líderes das ocupações e os apoiadores externos resolveram fazer uma grande festa de natal. E para isso, precisam da sua ajuda. Estamos arrecadando doces, brinquedos, refrigerantes, brindes, salgados, e tudo que possa trazer alegria a todas as crianças da comunidade.

Se você, sua empresa, sua família, sua entidade, seu grupo de amigos quiser ajudar, é bem simples: Arrecade doações como as citadas acima e entre em contato através dos fones abaixo.

Nossa festa será no dia 23 de dezembro, no quiosque da ocupação Chácara Bela Vista. Estaremos organizando brincadeiras e recepcionando as crianças e moradores, e nosso desejo é que possamos ofertar alimentos no dia, bem como uma lembrança a cada criança, como uma cesta de doces, um brinquedo, etc.

Os contatos para dúvidas e para arrecadação das doações podem ser feitas através deste site, pelo e-mail <contato@cdhpf.org.br>, para que possamos estar encaminhando aos responsáveis. Também pode-se entrar em contato, acompanhar as doações e a festa através da página João Passo Fundo.

Deixe um comentário