Oficina sobre formação de multiplicadores para o controle social ocorre em Belo Horizonte

0

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com o Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), promove oficina sobre formação de formadores e multiplicadores para o controle social, nestas quarta (20) e quinta (21), em Belo Horizonte (MG). A oficina será piloto na região sudeste. Outras quatro ocorrerão nas demais regiões do Brasil. Posteriormente, mais 63 oficinas serão realizadas em todo o país, cada uma com 80 participantes.

De acordo com Sueli Barrios, coordenadora da Comissão de Educação Permanente do CNS (CIEPCSS), as oficinas servirão para a formação qualificada dos conselheiros de saúde e integrantes dos movimentos sociais que têm como pauta o tema da saúde pública. “Essa oficina piloto é o ponta pé inicial para chegarmos de fato ao controle social na ponta, com quem vivencia o SUS no dia a dia”, disse.

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG) também é parceiro na realização do evento. De acordo com seu presidente, Ederson Alves, a meta do Estado é oferecer a capacitação para cerca de 4 mil conselheiros municipais de saúde. “Pensamos no Estado como um todo, pelos conselhos municipais e movimentos sociais”, disse.

O Projeto de formação de formadores e multiplicadores para o controle social visa atender à demanda histórica de conselheiros de saúde, reiterada, entre outros momentos, durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde. “O CNS reconheceu a necessidade de ofertar processo formativo amplo aos conselheiros, não só técnico, mas principalmente para atuação política. E, nesse sentido, é fundamental criar espaços para o surgimento de novas lideranças no controle social”, afirmou Eliane Cruz, consultora de projetos e pesquisas em Participação e Controle Social.

 

Por Mariana Moura
Fonte: SusConecta

Deixe um comentário