Seminário Educação em Direitos Humanos – Desafios à Educação Superior

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O Seminário aborda a temática da Educação em Direitos Humanos. Pretende discutir o processo de implementação das Diretrizes Nacionais. Nasceu da proposta do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação em Direitos Humanos. O grupo formado por educadores e pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (FAED/UPF), do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) e da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF). A eles se somam a UPF, o IFIBE a CDHPF, a UFFS, o IFRS, o IFSul  e a FABE Marau.

Atividades

A conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Eduardo Carlos Bittar. Sua intervenção problematizará as proposições das Diretrizes Nacionais.

Os painéis do Seminário focam na discussão de estratégias. Abordam as exigências para a implementação da educação em direitos humanos no ensino superior.

As diretrizes

O documento das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos recorda o contexto histórico dos Direitos Humanos e da Educação em Direitos Humanos. Apresenta, também, elementos de fundamentação da Educação em Direitos Humanos. Como princípios da educação em direitos humanos, o documento destaca:

  • Dignidade humana;
  • Igualdade de direitos;
  • Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades;
  • Laicidade do Estado;
  • Democracia na educação;
  • Transversalidade, vivência e globalidade;
  • Sustentabilidade socioambiental.
O documento ponta como objetivo principal da educação em direitos humanos, “a construção de sociedades que valorizem e desenvolvam condições para a garantia da dignidade humana”. Reconhecer-se sujeito de direitos é marco fundamental para que esse processo possa ocorrer. Perceber o outro em sua condição humana através do desenvolvimento da sensibilidade ética constitui a base de relações que respeitam os direitos humanos.