XII Conferência Municipal de Assistência Social discute garantia de direitos

0
assistencia_social
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo participou, na última terça-feira, 20, da XII Conferência Municipal de Assistência Social. Com a presença de cerca de 250 pessoas, as atividades envolveram usuários da política, representantes de entidades prestadoras de serviço, trabalhadores da área e órgãos governamentais.

Durante a manhã foi aprofundado o tema central da Conferência – “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” – com assessoria do Conselho Regional de Assistência Social. Neste sentido, reflexão ficou em torno da necessidade de articular as ações, fortalecer a rede e avançar na qualidade dos atendimentos. Já na parte da tarde, a discussão se deu a partir dos seguintes eixos temáticos: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade; gestão democrática e o controle social: lugar da sociedade civil no SUAS; acesso a seguranças socioassistenciais e a articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda; legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes feederativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Durante a manhã foi aprofundado o tema central da Conferência – “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” – com assessoria do Conselho Regional de Assistência Social. Neste sentido, reflexão ficou em torno da necessidade de articular as ações, fortalecer a rede e avançar na qualidade dos atendimentos. Já na parte da tarde, a discussão se deu a partir dos seguintes eixos temáticos: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade; gestão democrática e o controle social: lugar da sociedade civil no SUAS; acesso a seguranças socioassistenciais e a articulação entre os serviços, benefícios e transferência de renda; legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Para o presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, representante da Cáritas no órgão e, ainda, participante da coordenação da Conferência, Luiz Costella, é essencial estar presente em ações como esta. “O debate da garantia dos direitos e o fortalecimento de tudo o que se conseguiu na área da assistência social se torna hoje uma necessidade, porque vemos tantos direitos sendo ameaçados. Por outro lado, queremos também avançar buscando fortalecer os programas e as entidades de assistência social, não só no município de Passo Fundo, mas também nas esferas estadual e nacional”, comenta.

Ao final da Conferência Municipal de Assistência Social foram escolhidos os representantes de entidades, usuários, prestadores de serviços para participação na conferência estadual, em Porto Alegre.

 

Fonte: Rádio Planalto

Deixe um comentário