O Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos é realizado bianualmente coincidindo com a realização do Colóquio Nacional de Direitos Humanos.
Seu objetivo é homenagear, promover e dar visibilidade às instituições e pessoas que pelo compromisso, dedicação e testemunho, destacam-se na luta pela dignidade e pelo respeito ao ser humano através da promoção de seus direitos.
O Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos possuí duas modalidades:
- personalidades: premiará pessoas de reconhecida atuação em direitos humanos que se constitua em referência na cidade de Passo Fundo, devendo destacar-se em seu campo profissional ou pessoal, quer seja por um fato relevante, produção de conhecimento ou pela sua própria trajetória de vida.
- organizações: premiará instituições, organizações sociais e populares que atuem na luta pelos direitos humanos em Passo Fundo que tenham notoriedade pública e credibilidade política e social junto a redes e articulações de direitos humanos.
A definição dos premiados é realizada por uma Comissão de Escolha, nomeada pela CDHPF, especialmente para esta finalidade e o Prêmio será entregue em solenidade pública durante o Colóquio Nacional de Direito Humanos de Passo Fundo.
Os vencedores do Prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos em cada categoria receberão um certificado de premiação e uma réplica da obra de arte especialmente feita para tal.