A presença dos direitos humanos na formação da educação formal, básica e superior, passou a ser uma exigência normativa depois do advento das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, definidas pelo Conselho Nacional de Educação e publicadas no final de maio de 2012. Assim, por um motivo a mais, esta coletânea se soma ao esforço de oferecer subsídios para que a educação em direitos humanos se realize em todas as áreas do conhecimento e em todos os campos do saber.
A reflexão filosófica comparece ao debate dos direitos humanos com a sua palavra problematizadora, crítica e construtiva. Não se esgota em oferecer teorias ou definições, por mais que também as apresente. Ela se ocupa de refletir e fazer refletir sobre as muitas e múltiplas possibilidades de compreensão e deexpressão da dignidade humana. Mais do que isso, pretende problematizar o que dá sentido a esta aspiração humana que se faz desejo e obra efetiva. Nisso se justifica o título que busca o Sentido filosófico dos direitos humanos.
Os ensaios aqui reunidos se somam aos que os antecederam nos dois volumes anteriores para oferecer subsídios para que as posições estudadas sejam conhecidas, discutidas, analisadas, criticadas, completadas. Reiteramos que a escolha das posições, em grande medida aleatória, estriba-se na prática de cada um/a dos/as pesquisadores/as. Mais do que simples preferências, indica para a abertura ao diálogo com as diversas posições e enfoques possíveis sobre os direitos humanos.
O terceiro volume reúne ensaios que, como nos volumes anteriores, são organizados pela ordem do sobrenome do autor ao qual cada um é dedicado. Foram produzidos por professores/as e colaboradores/as do IFIBE.
Informações técnicas
Título: Sentido filosófico dos Direitos Humanos: leituras do pensamento contemporâneo 3
Organizador: Paulo César Carbonari
Local: Passo Fundo
Editora: IFIBE
Ano: 2013
Páginas: 240
Acesse o documento