O III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos na Educação Superior aconteceu de 7 a 9 de junho de 2016 na Universidade de Passo Fundo (FEAC/UPF), em Passo Fundo, RS. O Encontro contou com atividades temáticas, rodas de conversa. As conferências contaram com a presença dos pesquisadores José Geraldo de Sousa Jr. (UnB), Aida Maria Monteiro (UFPE), Solon Eduardo Viola (Unisinos), Denise Dora (Uniritter) e Rodrigo Ávila (Unidav-Argentina).
Além de promover o debate sobre os direitos humanos como constitutivos, fundamentais, básicos, que não são de uma área e que constituem um campo de conhecimento e ação [não um tema ideológico] para a formação em todas as áreas e como compromisso institucional, o Encontro também objetivou afirmar o compromisso institucional com os direitos humanos, reforçando sua presença nos instrumentos institucionais (PPI, PDI, PPC, Regimentos) e nas diretrizes de políticas (ensino, pesquisa, extensão).
Motivação
Vivemos um momento histórico que cobra das instituições e dos grupos posicionamentos que passem além da neutralidade e que se expressem na responsabilidade com a afirmação dos sujeitos de direitos, sejam os humanos, os demais seres e a própria mãe terra. Os desafios são imensos e esperam que os agentes formadores e as instituições educacionais sejam agentes efetivos da construção de novas relações que estejam centradas nos direitos humanos.
O III Encontro Estadual de Educação em Direitos Humanos na Educação Superior visa articular dois aspectos complementares: a) promover o debate sobre os direitos humanos como constitutivos, fundamentais, básicos, que não são de uma área e que constituem um campo de conhecimento e ação – não um tema ideológico – para a formação em todas as áreas e como compromisso institucional; e b) afirmar o compromisso institucional com os direitos humanos, reforçando sua presença nos instrumentos institucionais (PPI, PDI, PPC, Regimentos) e nas diretrizes de políticas (ensino, pesquisa, extensão).
O encontro é dirigido para docentes e discentes de todas as áreas do conhecimento, gestores e dirigentes administrativos, institucionais e pedagógicos, interessados/as na temática.
Promoção