Aproximadamente 1.500 agricultores e agricultoras dos estados da Região Sul do Brasil que participam do processo de certificação participativa, além de instituições de assessoria, parceiros nacionais e internacionais, entre demais apoiadores da Agroecologia participaram de 21 a 23 de abril do Encontro da Rede Ecovida de Agroecologia, em Erechim/RS.
O Cetap participou como um dos organizadores gerais do evento, estando envolvido diretamente nas atividades realizadas na preparação e realização dos painéis, seminários e oficinas. O encontro foi um momento importante para troca de experiências e debate sobre diferentes aspectos relacionados a produção de alimentos orgânicos, sua certificação, comercialização, a relação entre urbanos e rurais, atuação das mulheres e juventude, entre outros temas.
O encontro foi realizado no Parque da ACCIE, onde aconteceram os painéis principais e alguns seminários e oficinas. Em um dos pavilhões do parque foi montado um grande alojamento, onde os participantes se organizaram por caravanas. Também foi organizado um acampamento da juventude, com numerosa participação. No Pólo da Cultura foram montadas as cozinhas, coordenadas por uma equipe de Ecochefs do Movimento Slow Food no Brasil. No sábado à tarde, a comunidade foi convidada a participar da tradicional feira, integrando os visitantes aos moradores de Erechim e da região.
Josiane Both e Luciane Zanella, sócias da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), estiveram presentes no evento. A CDHPF congratula a iniciativa e manifesta seu apoio na defesa e promoção da agroecologia.