A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), em conjunto com outras organizações, apresentou, no sábado, 29 de junho, no salão do Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul, uma nova turma de Agentes Defensores e Defensores de Direitos Humanos. A turma encerrou o processo formativo, um curso que reuniu lideranças sociais e comunitárias de Passo Fundo e Marau em 15 encontros formativos, desde setembro do ano passado.
O processo formativo foi organizado pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e realizado com colaboração do Campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), da Associação das Promotoras Legais Populares (PLPs) e do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).
No encerramento do curso, os/as novos/as Agentes fizeram publicamente seu compromisso. Em conjunto declararam: “Nos comprometemos, assim, de mãos dadas, a sermos agentes defensores e defensoras de direitos humanos um projeto de vida. Seguiremos aprendendo uns dos outros e umas das outras na prática e na reflexão. Seguiremos contribuindo para que os direitos humanos se façam uma luta permanente de afirmação da dignidade humana. Seguiremos promovendo os direitos humanos pela educação, pela organização social, pela ação política. Nossa responsabilidade será compartilhada com cada lutador e lutadora, com cada militante, com cada defensora e defensor dos direitos humanos. Não aceitaremos nenhum tipo de violência e nenhuma violação. Promoveremos o cuidado das vítimas. Seremos incansáveis no enfrentamento de todas as exclusões, de todos os privilégios e de todos os punitivismos. Faremos a promoção de movimentos de afirmação de cada ser humano como sujeito de direitos. Nos somaremos a todas as organizações, movimentos e instituições para promover debates, processos, ações e lutas. As responsabilidades que fomos assumindo ao longo do processo formativo seguirão agora como atuação individual e coletiva. Com os pés no chão, com o olhar no horizonte e de mãos dadas / construiremos os caminhos para seremos em cada local, em cada dia, todos os dias, Agentes Defensores e Defensoras de Direitos Humanos”.
Confira vídeo com registros dos encontros realizados:
Da tarde de celebração da conclusão da nova turma, alguns registros: