A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), que neste ano completa 39 anos de atuação, realizou assembleia geral, na manhã de 04 de fevereiro de 2023. Na assembleia, a coordenação apresentou a prestação de contas e de atividades do último ano. Na ocasião também fez a eleição da nova coordenação geral para o próximo biênio.
A CDHPF teve atuação destacada na promoção dos direitos humanos e na proteção a defensores/as de direitos humanos no último ano, participando ativamente da implementação do Projeto Sementes de Proteção no Rio Grande do Sul, atuando com mulheres, negros/as, indígenas, migrantes, moradores/as de ocupações, trabalhadores/as entre outros/as. Está representada nos Conselhos Municipais da Saúde e da Mulher, em Passo Fundo, e no Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul.
O próximo biênio seguirá tendo como coordenadora geral Luciane Zanella. Junto com ela, comporão a coordenação colegiada: Ésio Salvetti, Marcia Carbonari, Rosicler Dalchiavon e Julio Ramos. O Conselho Fiscal terá como titulares: Alexson Silva, João Wohlfart e Rafaela Cacenote, como suplentes Angelita Weber e Ademar Marques.
A Assembleia também fez uma homenagem à associada fundadora e primeira coordenadora da CDHPF, Maria Sirlei Vieira, que faleceu em 2022.