A sistematização é um exercício reflexivo que se constitui na organização das aprendizagens e vivências praticadas, relacionando teorias e práticas individuais e coletivas.
O material que ora apresentamos reúne uma compilação de artigos que são sistematizações de práticas de Educação em Direitos Humanos desenvolvidas em sala de aula com estudantes da educação básica e que põem em evidência limites e potencialidades do próprio aprendizado desenvolvido no Curso de Especialização em Direitos Humanos pelos educandos/as que atuam na educação básica.
Os artigos que compõem este Caderno são esforços e contribuições contendo compreensões, abordagens educacionais e práticas pedagógicas em direitos humanos. Cientes de que pensar o tema exige compromisso e uma educação voltada para o diálogo, além de uma formação que agregue elementos dessa cultura, fazemos votos que esta publicação possa contribuir e estimular novas práticas em direitos humanos, promovendo outras iniciativas e alternativas na área, sempre em busca do ideal supremo da justiça social.
Informações técnicas
Título: Educação em Direitos Humanos: sistematização de práticas de educação básica
Organizadores: Paulo César Carbonari et al.
Local: Passo Fundo
Editora: IFIBE
Ano: 2011
Páginas: 315
Acesse o documento