CDHPF participou de audiência pública sobre integração da comunidade senegalesa em passo fundo

0

A Coordenadora do Fórum da Mobilidade Humana de Passo Fundo (FMHPF), Nilva Rosin, que atualmente assumiu a coordenação do Fórum pela CDHPF, participou na noite do dia 28 de junho de 2018 da audiência pública, no auditório da IMED em Passo Fundo. A participação se deu a convite do Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Deputado Jeferson Fernandes. A referida audiência foi proposta pelo Deputado Juliano Roso. Debateu-se sobre A Integração da Comunidade Senegalesa em Passo Fundo.

Na audiência manifestaram-se um número significativo de senegaleses que apresentaram suas demandas e dificuldades, com reiteradas intervenções a propósito de assuntos que afetam a comunidade senegalesa em Passo Fundo enquanto direito de migrar.  É considerável o número de imigrantes que ingressam na região norte do RS e aqui em Passo Fundo. A conferência tratou mais especificamente da comunidade senegalesa, mas nas intervenções sinalizou-se as migrações também de vários outros países da África, Haiti, Bangladesh, Bolívia entre outros. As migrações estão associadas a vários fatores sociais, econômicos ou políticos, pois a mobilidade se dá em busca de trabalho e sobrevivência tendo de abandonar seu local de origem na esperança de vida melhor.

O presidente da Associação dos Senegaleses de Passo Fundo apresentou um documento relatando suas preocupações e demandas, afirmando que ouviu a comunidade senegalesa e deixaram por escrito suas principais reivindicações. O Fórum de Mobilidade Humana de Passo Fundo (FMHPF) também deixou uma cópia do documento que chamamos “Carta de Passo Fundo sobre políticas públicas para imigrantes e refugiados”. Esta carta foi elaborada a partir de estudos e discussões e lançada num encontro municipal com o tema “O Direito de migrar e as políticas públicas” realizado no dia 21 de outubro de 2017. A Carta foi apresentada e dirigida às organizações da sociedade civil, aos movimentos sociais, ao Poder Público do Município, do Estado e da União, a seus agentes e instituições onde apresenta propostas para a construção e fortalecimento de estratégias e políticas públicas para migrantes e refugiados.

Participaram da audiência o Consul Senegalês que reside em Brasília, Associação dos Senegaleses, Fórum da Mobilidade Humana de Passo Fundo, Secretaria da Educação do Município e Estadual, Comissão de Cidadania, Cultura e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de P. Fundo, UPF, IF-sul, CDHPF.

Deixe um comentário