Combate à violência e visibilidade de direitos são tema de blitz no ônibus

0

A Semana da Mulher se iniciou com blitz de conscientização e combate à violência. Na tarde de ontem, mulheres integrantes da Associação das Promotoras Legais Populares (PLPs) realizaram ações de visibilidade aos direitos da mulher no transporte coletivo da cidade. Programação especial acontece entre os dias 5 e 16 de março, envolvendo rodas de conversa, atividades culturais e debate.

As mulheres voluntárias integrantes das PLPs se reuniram na segunda-feira, na Praça Teixeirinha, para em seguida se dividir em duplas de integrantes, que se distribuíram nas paradas de ônibus do centro da cidade e embarcaram no transporte público em direção aos bairros para realizar, durante o percurso, uma blitz de visibilidade aos direitos das mulheres e combate à violência de gênero em Passo Fundo. “Estamos lutando pelos direitos da mulher, para que a violência pelo menos diminua”, conta a voluntária Maria de Fátima Ramos Rodrigues, que há dois anos faz parte das PLPs.

A Associação existe desde 2001 em Passo Fundo e tem como objetivo principal “acolher e orientas as mulheres sobre os seus direitos e encaminhá-las aos órgãos competentes.” No percurso, Maria, juntamente à sua colega Etelvina Rocha, entregou panfletos às passageiras e passageiros, ilustrando quais as formas de violência contra a mulher existentes e orientações de como e onde denunciar, ao mesmo tempo que realizou falas de informação e incentivo à denúncia. “Muitas vezes não há conhecimento de que existe uma casa de apoio, tem uma equipe que realiza assistência pra elas, então cada mulher que tem esse conhecimento pode pensar ‘eu tenho segurança, eu saio da casa do agressor e vou pra casa de acolhimento’.”, explicou Maria aos passageiros.

Passo Fundo conta com a Casa de Apoio à Mulher Vítima de Violência Maria da Penha, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica. “A mulher às vezes acha que um dia ela leva um tapa e depois [o agressor] vem com carinho e pensa que é normal. Não é normal. É o que a gente diz pra elas, isso não é normal e gradativamente vão crescendo as agressões até chegar, muitas vezes, à morte.”, continua. Maria aponta que Passo Fundo é a terceira cidade do estado com maior índice de violência contra a mulher, mesmo com o crescimento nas denúncias, que, de acordo com ela, vem acontecendo pois o tabu da vergonha de denunciar tem diminuído e por isso o trabalho que as voluntárias realizam é tão importante.

“Dizem que por trás de um grande homem há uma grande mulher. É mentira. É do lado dele que nós caminhamos, porque nós temos o nosso potencial também.”

No dia 08 de março, que marca o Dia Internacional da Mulher, uma roda de conversa será realizada pelas PLPs às 14h na Praça Tochetto e deve reunir advogados e professores para conversar a respeito das consequências da Reforma Trabalhista para as mulheres e tirar outras dúvidas sobre quais são os direitos das mulheres. As ações fazem parte da Programação da Semana da Mulher, promovida pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Passo Fundo e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (Condim) e também conta com o apoio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo e a Delegacia da Mulher, além de entidades apoiadoras.

Fonte: O Nacional 

Deixe um comentário