DITADURA NUNCA MAIS! VIVA OS DIREITOS HUMANOS!

0

A madrugada do dia 01 de abril de 1964 lançou uma longa noite sobre a sociedade brasileira, que durou até meados do ano de 1985, com a eleição indireta do primeiro presidente civil pós ditadura militar. Este período da história brasileira jamais deverá ser esquecido. A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo cumpre seu papel em lembrar, denunciar e lutar pela efetivação de um estado laico, democrático, livre e igualitário para todos e todas. Os DDHH (direitos humanos) representam o produto das lutas contra o autoritarismo e as injustiças que são impostas por movimentos nutridos pelo ódio e o desprezo à democracia e a condição humana.

Os DDHH, como um ideal a ser alcançado e efetivado, está distante dessa condição, pois é muito diferente o ser humano ter direitos do que efetivamente exercê-los. Vimos, durante esse período ditatorial, que o processo de humanização exige a obtenção de direitos materiais e imateriais que garantam a existência pacífica, justa e igualitária de diferentes sujeitos que convivem na sociedade, ainda, que tenhamos na luta pelos DDHH a obtenção de direitos materiais que garantam os bens necessários a vida plena e democrática, e, por último, a distribuição justa desses bens conforme a necessidade de cada pessoa dentro da sua condição social e econômica.

O Brasil vive numa democracia assombrada pelas memórias da ditadura (1964/1985) e conclama todos a reafirmar a necessidade de lutar por DDHH, em todos os níveis e dimensões de nossas vidas. Ainda vemos que resquícios do autoritarismo são propalados por muitos que desprezam a democracia e dignidade humana na sua expressão mais elevada, que é a vida. Então, nesta data, a CDHPF vem a público conclamar toda sociedade brasileira, em especial a comunidade de Passo Fundo, para que não permitam que a barbárie da ditatura retorne.

Hoje, ontem e sempre, DITADURA NUNCA MAIS. Pela democracia e pela efetivação da dignidade humana, liberdade, respeito às diferenças e pelos DIREITOS HUMANOS.

Deixe um comentário