Moradores celebram três anos de ocupação na Bela Vista

0

Para celebrar os três anos de luta e resistência pelo direito à moradia, as ocupações Bela Vista e Vista Alegre, na avenida Princesa Isabel, bairro Petrópolis, realizam uma programação durante todo o mês de maio. A primeira atividade aconteceu no final da semana passada com um mutirão de limpeza por toda a área. Juntas, as duas ocupações concentram 233 famílias.

A programação ao longo do mês inclui atividades voltadas para as mulheres em homenagem ao Dias das Mães (no próximo domingo), palestras e debates sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), e participação da Pastoral da Juventude com ações envolvendo os jovens. O ponto alto do cronograma está marcado para os dias 26 e 27, e contará com a presença de Beto Aguiar, representando o Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Ele participará de uma reunião com líderes das ocupações e também visitará outras áreas ocupadas na cidade.

Confira mais informações sobre as atividades comemorativas dos 3 anos de luta e resistência das ocupações urbanas de Passo Fundo.

“Só estamos aqui durante três anos em razão da união dos moradores”, diz Franciele Tillwttg,29 anos, uma das líderas da Bela Vista. Durante este período, a principal dificuldade, segundo ela, tem sido a falta de abastecimento de água em algumas moradias. Como não existe rede de fornecimento de água instalada no local, falta pressão nos canos em algums pontos da área. Durante tratativas com a Corsan para solucionar o problema, os moradores solicitaram a cobrança de uma taxa única, mas a Companhia não aceitou. Em contrapartida, sugeriu a instalação de um relógio para cada rua dentro da área. “Aí quem não aceitou fomos nós. Algumas ruas aqui tem 40 casas. Alguns moradores passam o dia fora, trabalhando, enquanto outros permanecem em casa. Tem famílias grandes e pequenas, não seria justo todos pagarem a mesma conta com um consumo tão diferenciado. Também já tivemos sérios problemas com a rede elétrica”, disse Franciele.

Todos os moradores estão devidamente cadastrados. Um acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, impede a construção de novas moradias dentro da Bela Vista. “A procura por terreno é grande. As famílias pedem para construir, alegam falta de condições para pagar o aluguel. Entendemos a situação, mas não podemos quebrar nosso acordo com a prefeitura. Já vieram duas vezes aqui conferir de casa em casa os cadastros”, justifica a líder.

 

Justiça

Os moradores da Bela Vista estão apreensivos com a possibilidade de uma nova decisão concedendo a reintegração de posse à empresa Catedral Construções Ltda. Ela possui dois processos refentes à área e no mês passado, obteve uma vitória na Justiça. Através de um recurso de agravo, conseguiu que os processos fossem unificados, passando da 5ª Vara Cível, onde tramitava um deles, para a 4ª Vara Cível da Comarca de Passo Fundo. Com a mudança, o pedido pode ser julgado a qualquer momento. Existem ainda outros dois processos tramitando na Justiça, movidos por outra construtora. Um deles referente à ocupação Bela Vista, e outro à ocupação Vista Alegre. Uma área fica praticamente em frente a outra. Ambas têm ordem de despejo, no entando, a decisão está temporariamente suspensa em razão de uma negociação com a prefeitura de Passo Fundo.

 

Reportagem e foto: Gerson Lopes/ON
Fonte: O Nacional

Deixe um comentário