Organizações realizam Conferência sobre defensores/as de Direitos Humanos

0

Com o tema “Desafios para construir e efetivar a política de proteção de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos com a ampla participação da sociedade civil”, foi realizada nesta quarta, 26 de abril de 2023 a da Conferência Livre sobre Defensores/as de Direitos Humanos, Preparatoria da VI Conferência Estadual de Direitos Humanos do RS.

Realizada por videoconferência, teve por objetivo acumular subsídios, visando colaborar com os debates e deliberações da VI Conferência Estadual, notadamente, quanto à avaliação, ao diagnóstico e ao direcionamento de proposições da política de proteção para as pessoas defensoras de direitos humanos no RS.

Aberta à participação, foi convocada pelas seguintes organizações: Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RS); Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), Organização de Referência no Território do RS do Projeto Sementes de Proteção de Defensores/as de Direitos Humanos; Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH); Fórum dos Direitos Humanos, Diversidade e Equidade de Raça e Gênero da Rede Unida; Instituto Parrhesia Erga Omnes; Associação Ciganos Itinerantes do Rio Grande do Sul (ACIRGS) e Caravana Esmeralda.

Participaram mais de 40 lideranças de todo o RS. A atividade contou com uma fala inicial sobre os desafios do contexto atual do coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH Brasil), Paulo César Carbonari, que também coordena o Projeto Sementes, presente em 21 Estados.

Deixe um comentário