Direitos humanos: tudo a ver com a nossa vida (Segunda edição)

0
Acesse o documento da Segunda Edição (2012), aqui.
Acesse a Primeira Edição (2009), comemorativa dos 25 anos da CDHPF, aqui.
Acesse a Terceira Edição (2020), clicando aqui.

Esta cartilha objetiva oferecer subsídios e referências para a compreensão dos direitos humanos. Quer reforçar a dimensão da atuação em prol da dignidade humana. A história de luta e organização para a conquista dos direitos humanos seguiu na contramão dos donos do poder do mundo e dos valores por eles pregados.

Ao contrário dos valores individualistas e egoístas, a luta que defendemos se fez e se faz na cooperação, no amor e na solidariedade. Lutar por direitos humanos é, sobretudo, acreditar nas potencialidades humanas e na liberdade de cada sujeito para protagonizar a sua vida por meio das suas escolhas. Entendemos direitos humanos como conquistas concretas que se fazem através de lutas por dignidade, igualdade, fraternidade, contra todas as formas de opressão, de violência e de exploração.

A dignidade humana é a ideia propulsora das ações em direitos humanos. Mas ela só será conquistada quando cada ser humano compreender sua condição de sujeito de direitos e for protagonista de sua história. É o que também podemos denominar de emancipação. Uma cultura de direitos humanos se faz com base na democracia, no respeito às diferenças e na vivência cotidiana dos direitos.
Ao longo dessas páginas queremos conversar sobre os direitos humanos e perceber que eles têm tudo a ver com a nossa vida, a sua vida, a vida de cada uma e de todas as pessoas!

Informações técnicas

Título: Direitos humanos: tudo a ver com a nossa vida
Autor: Paulo César Carbonari
Local: Passo Fundo
Editora: Berthier
Ano: 2012
Páginas: 40 páginas

Acesse o documento

Deixe um comentário