CDHPF lança projeto de Direitos Humanos

0

Na tarde de sábado, 28 de julho de 2018, no Auditório Enrique Dussel, do IFIBE, a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) inaugurou o Projeto de formação de Agentes Defensores/as de Direitos Humanos. O encontro reuniu os/as 46 cursistas, lideranças de organizações e comunidades de periferia de Passo Fundo, além de convidados/as de organizações e entidades apoiadoras.

O projeto prevê a realização de encontros formativos, atividades de multiplicação de temas de direitos humanos nas comunidades e organizações de origem dos/as cursistas, atividades públicas e ações de sensibilização da sociedade em geral sobre os direitos humanos. Tem um ano de duração. Para seu desenvolvimento conta com uma equipe pedagógica formada por duas educadoras populares e três bolsistas. Edivânia e Eva Valéria, que já tem longa experiência de atuação, estarão à frente da coordenação pedagógica; Júlio César e Marcelo estudantes de filosofia e de psicologia, respectivamente, serão bolsistas – um/a terceiro bolsista ainda será definido.

As lideranças que participarão da formação se encontrarão a cada quinze dias para fortalecerem sua atuação em suas organizações e comunidades como Agentes Defensores/as de Direitos Humanos. Estas lideranças ajudarão as pessoas com as quais atuam a promoverem e defenderem os direitos humanos. Para isso terão apoio da CDHPF.

A educadora Edivânia Rodrigues da Silva entende que “o desenvolvimento da educação em direitos humanos é uma das atividades mais importantes da CDHPF, já que é dessa maneira que se forma sujeitos de direitos que reconhecem os direitos humanos como processos de luta e de conquista”. Eva Valéria Lorenzato, também educadora no projeto, diz que “formar lideranças populares é um caminho importantíssimo para fortalecer as organizações das comunidades e para empoderar as lutas por direitos”. O coordenador geral da CDHPF, professor Paulo César Carbonari, saudou a todos e todas, dizendo: “alegria é o afeto que nos reúne e nos anima a fazer um processo formativo para ser Agentes Defensores/as de Direitos Humanos”. Lembrou que, ao acetar o convite para a formação, “cada um/a resolveu enfrentar o medo e os constrangimentos tão comuns em tempos de seletivismos fascistas construindo relações que potenciem os melhores afetos, qualificando-se para atuar na defesa e promoção dos direitos humanos”. A CDHPF realiza este projeto como Escola Popular de Direitos Humanos, fazendo o que mais tem feito nestes quase 35 anos de história: formar em direitos humanos.

O projeto conta com apoio e financiamento de recursos vindos de Edital do Ministério Público do Trabalho – PTM Passo Fundo. Também conta com apoio do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) e do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Metalúrgicos de Passo Fundo e Região.

Deixe um comentário